miércoles, 7 de mayo de 2008

Verde

Por: Leandro Werder (Fortinet) - Maio de 2008

Como um bom brasileiro que ama futebol, fiquei entusiasmado com a conquista do Campeonato Paulista pelo meu “Verdão” domingo passado e hoje resolvi falar algo diferente neste blog de segurança, gostaria de falar sobre o VERDE.




Vocês devem estar se perguntando qual a relação da cor verde com segurança da informação, na verdade quando disse que iria comentar sobre o verde não quis falar sobre a cor nem mesmo sobre o grande time do Palmeiras ;) quis dizer que queria comentar sobre nosso meio ambiente e ele realmente tem haver com segurança. (Uma descoberta que tive recentemente ao acaso...).

Meus companheiros engenheiros da Fortinet esses dias entraram em uma breve discussão sadia, por e-mail, sobre como nossos produtos podem ajudar a proteger o meio ambiente, fiquei super feliz com discussão já que particularmente considero-me uma pessoa que está sempre tentando ajudar a manter o “verde vivo” (tento pelo menos fazer o mínimo como conservar água, reciclagem de lixo em minha residência, de maneira nenhuma jogar lixo nas ruas entre outras contribuições bem minúsculas, mas que todos deveriam estar habituados a fazer).


Voltando ao mundo de segurança, eu achei interessante alguns pontos observados por um de nossos engenheiros do Japão e sua discussão com nosso pessoal de desenvolvimento de produtos, onde ao final da mesma a conclusão foi que nunca a Fortinet quis se posicionar como a empresa “mais amiga do meio ambiente”, mas chegamos a uma simples equação onde utilizar UTM e também as propriedades de virtualização dos nossos appliances significa menos “caixas” no datacenter e conseqüentemente mais eficiente o uso do hardware com menor consumo de energia (tanto para as caixas como ares-condicionados, entre outros...) e com isso temos em geral a redução de pegadas de carbono.

Realmente interessante o pensamento e a discussão, chegando até mesmo a ser comentado que essa redução no impacto ambiental já é feito durante a manufatura, pois produzimos menos “caixas” para atender um enorme número de soluções de segurança.

Deixa-me feliz saber que hoje as empresas americanas têm essa preocupação sim, e gostaria que cada vez mais os consumidores (nós) utilizassem o impacto ambiental como um fator de escolha de nossos produtos consumidos.


1 comentario:

Paulo Raponi dijo...

Belo exemplo verde...
Faltou falar que o consumo de energia das caixas Fortigate são 10x menores que um PC comum.

abraços

Paulo Raponi
XTreme Team Brasil